Pular para o conteúdo principal

Destaques

  EBOOK (Amazon): FÍSICO (Clube de Autores):       O s viajantes – a família e os pesquisadores – começam a se aclimatar à exótica cultura de Ybymarã. Quase todos praticamente esquecem o mundo de onde vieram e, mesmo que lembrassem, quase que certamente não desejariam voltar. Influenciados pelos costumes culturais, foram mudando de hábitos, e passaram a ver o mundo de outra forma e com outros valores. Adotaram a típica tranquilidade ybymarense de uma cidade pequena, mesmo quando trafegavam pelo movimentado centro de Ybymarã. O tempo foi passando e, vários meses depois de intenso trabalho conjunto, a equipe destinada a desvendar o mistério da “bolha” obteve resultados surpreendentes e, de certa forma, perturbadores. 📘 Leia o primeiro capítulo! 🠉  Voltar para a página inicial  

YBYMARÃ e as três camadas de percepção

 

Imagem: Freepik

    A história de Ybymarã deverá contar ao todo com 5 volumes, sendo que o primeiro a ser lançado (Ybymarã – A Cidade do Outro Lado) é o volume central. A história completa (todos os 5 volumes) foi planejada e está sendo escrita em três níveis, que podem ser chamados de “camadas de percepção”. Estas “camadas” já podem ser percebidas em “A Cidade do Outro Lado”.

    A primeira camada é a história em si, o romance dramatizado da família (Ana, Tobias, Rafael e Bruna) e dos 17 pesquisadores do acelerador que, após um estranho evento, acabam por parar em uma cidade desconhecida para eles cujo nome é Ybymarã. Esta camada dramatiza a interação entre os viajantes (como são chamados os pesquisadores e a família) e os nativos do local, onde um lado tenta assimilar a cultura do outro, o que resulta em vários conflitos devido ao choque de culturas.

       A segunda camada são as referências inseridas na história. Um exemplo simples são os nomes dos integrantes da família (Nem todos eles têm significado, apenas alguns). Rafael, por exemplo, vem do termo hebraico “rapha”, que signfica “aquele que cura”. E Rafael faz isso mais de uma vez, como que “consertando” situações complicadas. Tobias significa “Deus é bom”, ou “agradável a Deus”. De fato, ele é um pai dedicado e carinhoso, que procura fazer o melhor pela família. Mas, claro, não é perfeito, pisando na bola de vez em quando. Ana é a mãe dedicada, que propicia paz no lar (“Ana” significa “graciosa”). Como diz seu nome, tem um temperamento bastante gracioso. Ela é o pilar onde Tobias se apoia nos momentos mais difíceis, além de ser peça chave para entender a situação. Finalmente, Bruna é apenas uma criança de 6 anos (“Bruna” quer dizer “morena”). Porém, ela é extremamente empática e bem mais esperta e observadora que muitos adultos. Bruna é “o melhor de dois mundos”.

      A terceira camada é mais sutil. Ela representa a conexão que Ybymarã tem com o nosso mundo. Vale ressaltar que a história foi construída da terceira para a primeira camada, sendo que fonte de inspiração foi a ideia do que teria acontecido se a Humanidade tivesse tomado decisões um pouco melhores, fato inerente à terceira camada. Sobre esta ideia foram construídas as muitas referências contidas na história e finalmente houve o transporte para o dia a dia comum das pessoas, com a dramatização da família e dos pesquisadores.

    Além disso, vale ressaltar que Ybymarã é uma história pós-apocalíptica. Por isso, há referências aos quatro cavaleiros do apocalipse e o que acontece com eles é consequência direta da essência da história.

📗 Adquira Ybymarã!

🠉 Voltar para a página inicial

Comentários

Mais visitados